Google homenageia 185º aniversário de Honinbo Shusaku, o Mestre de Go

Mantendo a tradição de de criar curiosidades e ícones engraçadinhos com o logotipo de sua página, a gigante de buscas online homenageia o aniversário de Honinbo Shusaku, mestre do Go, jogo de estratégia também famoso pela denominação 'Atari' - Por Kao Tokio

Além de ser umas das maiores empresas do meio digital e dona da mais prestigiada ferramenta de buscas pela rede, o Google é, reconhecidamente, o empreendimento que melhor explora a imagem de seu logotipo, recriando-o e subvertendo-o periodicamente com a criação de Doodles, ícones animados com o logo, que homenageiam eventos e grandes personalidades. Desta vez, a corporação especializada em produtos e serviços digitais comemora o 185º aniversário de Honinbo Shusaku, criador de Go, um dos mais famosos jogos de estratégia de todos os tempos.

A quem não conhece, vale esclarecer que Go teria sido inventado, acredita-se, entre 3.000 e 4.000 anos atrás na China, tendo sido mencionado nos Analectos do filósofo Confúcio. Honinbo Shusaku, o homenageado pelo Google, ficou famoso a partir dos seis anos de idade, por volta de 1835, pela habilidade com que mestrava suas partidas de Go no Japão, mais de um milênio após a introdução do jogo no país, vindo da Coreia.

Depois de ter conquistado grande reputação como um verdadeiro prodígio do Go em sua cidade natal, Shusaku superou outros jogadores em Onomichi, com a tenra idade de oito anos, antes de se mudar para Edo, atual Tokyo, capital do Japão, para estudar na lendária casa Honinbo Go, onde conquistou seu primeiro Dan, o equivalente a um diploma de qualificação. Em 1841, o jogador recebeu a honraria do segundo Dan.

Honinbo ShusakuHoninbo Shusaku é mundialmente conhecido por ganhar dezenove jogos seguidos em uma única rodada, em torneios disputados na presença do shogunato da época. Sua pontuação permanece invicta, fazendo os jogadores da atualidade utilizarem seu “score Shusaku” como parâmetro de comparação para seus níveis de especialização na estratégica arte do jogo. Honinbo também é celebrado por ter atingido o nível de mestre do Gosei, título máximo conferido aos praticantes de Go, e conquistado somente por outro jogador de Go, até os dias de hoje.

Hikaru_no_Go_AnimeO jogo, também conhecido como Weiqi e Weichi na China e Baduk na Coreia, é aparentemente mais antigo que o Xadrez e o jogo de Damas, com regras simples mas de alta complexidade estratégica. Arquivos como o slideshow de Fabio Emílio Costa, mostram as principais regras do jogo na rede e o site Go.Alamino explica em detalhes regras e as principais manobras do jogo.

Entre as curiosidades que envolvem o jogo de estratégia, encontra-se o fato de ter sido o responsável pela denominação de um dos maiores ícones associados aos jogos digitais: a Atari. O nome da empresa criadora de Pong surgiu de Nolan Bushnell, seu idealizador, que considerou batizar a companhia com o nome da complexa estratégia de ataque do jogo, após ser impedido judicialmente de lhe dar o nome originalmente pretendido, Syzygy.

A cultura do jogo está de tal forma disseminada no Oriente que o anime Hiraku no Go, derivado do mangá homônimo, é um grande sucesso, com fãs pelo mundo todo, inclusivo no Brasil, como é possível ver na tradução não oficial da série, nesse link.

Com esta iniciativa, a empresa de pesquisa online de Menlo Park, Califórnia, presta um grande serviço à cultura do entretenimento.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*