365 Indies – A Saga dos Indie Games continua em Vídeo, com Boas Novidades para os Devs

Mineiro de 27 anos, Kiliano Lopes mantém o projeto 365 Indies, com a exibição de um vídeo novo por dia sobre games independentes, e informa as novidades que virão após o término do projeto - Por Kao Tokio

“O 365 foi uma surpresa pra mim, não imaginava o quão positivo seria esse feedback. Nesse tempo o canal cresceu bastante, fiz alguns amigos e tive a sorte de reunir comentaristas muito legais. Sério!”, comenta, cheio de empolgação, Kiliano Lopes, o idealizador da proposta, simples e sagaz, de postar um vídeo novo a cada dia no YouTube, apresentando um jogo independente nacional ou de outras partes do mundo. O projeto, pioneiro, já está há cerca de 10 meses na rede.

KilianoEmbora aparente ser simples em sua realização, a produção apresenta algumas peculiaridades, que tornam o trabalho árduo e contínuo. “Claro, que é bem complicado fazer um vídeo por dia…Antigamente, lá pelo vídeo número 100, mais ou menos, eu conseguia fazer uns 5 ou 6 vídeos antecipadamente, já programados para serem lançados automaticamente no YouTube. Mas, de uns 50 vídeos pra cá, estou fazendo o trabalho no mesmo dia que lanço”, comentou, informando que este ritmo traz certas consequências para as visualizações de cada postagem. “Às vezes bate um certo desânimo, mas aí é só achar um game incrível para postar ou ler um email de um viewer, que já ganho uma energia extra pra continuar o projeto”, emenda, demonstrando dedicação e apreço pela realização.

Embora o projeto apresente jogos muito interessantes (com comentários bastante pertinentes, vale acrescentar!), o trabalho é totalmente voluntário, com o objetivo de demonstrar esse rico panorama da criação de jogos, que não estampa as notícias dos principais veículos de comunicação: “Até hoje não ganhei um centavo com o canal, e pretendo que continue assim. Não monetizo os vídeos, porque eles já são naturalmente curtos, imagine com uma propaganda de 30 segundos antes? Isso não significa que eu não vá monetizar algum dia, mas por enquanto, não está nos meus planos”, ressalta.

Mesmo sem retorno financeiro, o jovem segue determinado, afirmando que o ótimo feedback recebido pelos internautas tem sido sua recompensa pelo trabalho. “Como disse no começo, tenho os comentaristas de YouTube mais legais da internet. Acho que o motivo disso é que acabo pegando um público mais adulto, que tem uma visão artística mais madura, que consegue entender a diferença entre ‘gráfico’ e ‘arte’, por exemplo”, argumenta.

A manter o compromisso de postar um vídeo novo diariamente, como o planejado, o projeto tende a encerrar suas atividades no final de setembro próximo, mas o webdesigner, que tem formação em publicidade e propaganda, expressa o desejo de continuar com o trabalho em andamento: “O Canal não vai morrer no vídeo 365, apenas o projeto de um indie por dia é que vai. Vou continuar produzindo conteúdo sobre jogos independentes, com um foco maior no mercado nacional, mantendo uma abordagem parecida com a que faço hoje”, comenta.

365 IndiesO VJ ainda afirma que tem planos para o futuro do canal: “Vou soltar uma informação exclusiva: em breve, o 365 vai ganhar um plus. Além de ter um site [o 365indies.com] com todos os vídeos organizados e ‘taggeados’, teremos uma lojinha, vendendo camisas e canecas para quem ama indies”, confidencia. “Mas o mais legal é que, novamente, não vou lucrar um centavo com isso. TODO o lucro, será convertido para uma ajuda de custo a pequenos desenvolvedores de games aqui do Brasil”, esclarece, entregando outra novidade em seguida: “Além dessa loja, vou ter um Patreon [sistema de financiamento coletivo] onde as pessoas poderão contribuir mensalmente com essa ‘caixinha’ e ajudar a decidir pra quem vai esse incentivo”.

“Quero muito contribuir com o mercado nacional de games e acredito que esse possa ser um começo. Já temos excelentes nomes aqui no Brasil, como a Behold, a MiniBoss e a Joymasher, mas meu foco aqui é incentivar o desenvolvimento aos devs que estão começando e já mostram algum game com potencial”, pondera. “Essa caixinha pode até dar pouca grana, mas pode ser o suficiente para pagar uma conta de luz ou internet do desenvolvedor, o que já é um incentivo a mais para que continue a alimentar essa expressão artística tão rica que é o nicho dos indies”, encerra, ciente da possibilidade de oferecer um precioso diferencial para os insurgentes.

O canal prossegue com os vídeos diários no YouTube, em Youtube.com/user/365indies e o profissional pode ser contatado através do email contato@kiliano.com.br.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

6 Comments on 365 Indies – A Saga dos Indie Games continua em Vídeo, com Boas Novidades para os Devs

  1. Excelente, eu acompanho o canal do Kiliano a algum tempo e é realmente bom encontrar games com essa pegada mais artística, algo que está sendo pouco explorado pelas grandes desenvolvedoras, mas muito bem usado pelos desenvolvedores indies. Acho que vou me dedicar a algum projeto também xD, rsrs.

  2. Cristiano Garcia // 25/06/2014 em 23:21 // Responder

    Esse é o cara!!!
    Fico todo dia ansioso pelo vídeo do canal.
    Esses videos transformou totalmente meus conceitos e preconceitos…
    Depois desses meses, me tornei um fã de jogos indies e descobri que como desenvolvedor de games…quero criar jogos indies e expressar minhas ideias e arte sem me preocupar em ganhar dinheiro…simplesmente pura arte e diversão!!!

  3. Caramba, cara!!! Estou super feliz e animado!! 😀 Parabéns, caro Kiliano e a galera da Play n’ Bliz. Muito nobre de sua parte. “Humble Kiliano”, very soon… Sou fã de carteirinha de jogos indies. Valeu! (y)

  4. hey, do you have a twitter?

  5. Isso é que é amor à camisa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*