Jovens Designers paulistanos criam canal de vídeo para ensinar a criar Jogos Digitais

Insatisfeito com a falta de informação sobre programação de jogos em português, Gabriel Marques, CEO da United Games, decidiu iniciar série de vídeos para desenvolvedores, com explicações sobre sistemas e processo de criação - Por Kao Tokio

Depois de muito buscar informação sobre o processo de criação de games em tutoriais na rede, Gabriel Marques, de 20 anos, resolveu que, mais do que aprender os recursos necessários para tornar-se um designer de games, deveria iniciar um projeto que permitisse disseminar esse conhecimento a outros interessados, que também se deparam com a mesma dificuldade. Iniciava-se ali o canal United News, disponível no YouTube e voltado a municiar profissionais do mercado nacional de desenvolvimento com informações úteis sobre processos de trabalho, ferramentas digitais e conhecimentos para o aprimoramento geral do designer de games.

Gabriel Marques, o "Porrolho" dos vídeos

Gabriel Marques, o “Porrolho” dos vídeos

“Sempre que me encontro com algum problema ou dúvida específica no desenvolvimento de algum jogo, só consigo achar tutoriais em inglês”, comentou o idealizador em conversa com o Play’n’Biz. “Assumindo que grande parte da população brasileira, não consegue acompanhar uma vídeo aula em inglês, resolvi criar vídeo aulas específicas para algumas ferramentas”.

Auxiliado pelo amigo e diretor de arte Lucas Razvranauckas, Gabriel deu início à empreitada em janeiro desse ano, com uma produção que já conta com uma dezena de vídeos, entre tutoriais e informações gerais ligadas ao tema. “Neste vídeo nós explicamos um pouco sobre o processo de desenvolvimento de jogos e falamos sobre como alguém pode começar a fazer seus próprios games, onde aprender as habilidades necessárias e que recursos utilizar!”, informa o texto do canal, já no primeiro vídeo disponibilizado, que apresenta ferramentas gratuitas para o desenvolvimento e outras informações.

“O público alvo são os próprios desenvolvedores”, comunica o profissional, que foca nos interessados em aprofundar-se com qualidade nos temas apresentados. “Nossas vídeo-aulas têm tópicos mais específicos, portanto pode não ser muito útil para um iniciante. Mas se ele tiver alguma dúvida, consegue interpretar e entender com facilidade”, comenta, informando que seu público parece bastante animado com o resultado até o momento. “Recebemos bons feedbacks e até alguns emails com pedidos para outras aulas específicas. O projeto está apenas iniciando, mas está crescendo mais rápido do que imaginamos”, alegra-se.

Lucas Razvranauckas, e seu sobrenome impronunciável

Lucas Razvranauckas, e seu sobrenome impronunciável

De fato, o projeto começa a tomar corpo em outras frentes e os jovens deram sequência a estas ideias com a realização de atividades práticas junto a escolares da região. “Começamos uma parceria com uma escola, para darmos um curso presencial de desenvolvimento, para ensinarmos desde o básico às crianças e adolescentes interessados”, explica. “É uma ação que estamos fazendo onde várias escola públicas da região [na zona Norte de São Paulo] estão participando”.

Embora ainda haja poucos vídeos disponíveis, o projeto chama a atenção pela linguagem coloquial dos apresentadores, que se comunicam de maneira divertida e informal, um formato que deve agradar aos mais jovens. “Queremos ajudar a quem está querendo começar a desenvolver e nem sabe por onde começar”, alerta o designer, que mantém o estúdio United Games com projetos pessoais. “Também estamos buscando projetos para divulgar nos próximos vídeos, caso conheça alguém ou algum trabalho bacana, contatem-nos”, convida.

O United News pode ser acessado no YouTube, através do link Goo.gl/VPpMRF

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*