16 Easter Eggs nos videogames – bizarros, engraçados e… assustadores! – Por Bruna Novo

Em artigo para o site Marketing & Games, Bruna Novo lista alguns dos easter eggs mais inusitados dos games atuais, com irreverência e ótimas informações.

Easter Eggs costumam ser mensagens, cenas, sequências de ação ou mensagens totalmente inúteis que ficam escondidas em filmes, games ou outras produções. Surgiram na época do Atari, com uma brincadeira do game designer responsável pelo jogo Adventure, que decidiu colocar seu nome em uma fase escondida. Com o passar do tempo, as brincadeiras foram ganhando força e permitindo que o jogador explorasse até mesmo cenários inteiros somente por diversão. Selecionamos os mais inusitados e assustadores, se liga!

Doom 2 – a verdadeira e bizarra face do final boss

John Romero é um dos criadores de Doom e, neste Easter Egg, você encontra sua cabeça decepada flutuando em um corredor. Antes de chegar até essa cena absurda, um demônio diz algo que só pode ser compreendido ao contrário: To win this game, you must kill me, John Romero/ Para vencer esse jogo, você deve me matar, John Romero

Bioshock Infinite – sussurros mortais

O primeiro poder especial que Booker Dewitt,o protagonista conquista é o Vigor chamado Possession. Ao utilizá-lo pela primeira vez, pode-se ouvir uma voz sussurrando algo. Quando o áudio é colocado no reverso, a seguinte mensagem é descoberta: “Come, gentle night, come, loving, black-brow’d night. Give me my Romeo; and, when he shall die, take him and cut him out in little stars,/”Venha, noite suave, venha, amor, noite negro sobrancelha. Dá-me o meu Romeu, e, quando ele morrer, levá-o e cortá-o em pequenas estrelas” – trata-se de um trecho da obra de Shakespeare, Romeu e Julieta, o que torna o Easter Egg assustador é que uma figura feminina  cerca os indivíduos possuídos e sussurra essas palavras em seus ouvidos. Em seguida eles se suicidam de formas terríveis.

Metal Gear Solid  – Psycho Mantis apavorando criancinhas

Ao enfrentar  Psycho Mantis, o jogador tem sua mente lida pelo inimigo, que consegue adivinhar quais jogos você gosta. A sacada está na leitura dos dados do Memory Card, mas pra mim continua assustador.

F.E.A.R 3 – como se não fosse assustador o suficiente, tem um ursinho possuído

O jogo é repleto de bichinhos que normalmente aparecem em prateleiras, mas existe um escondido no quarto bem diferente dos outros, este está  no chão, te observando com olhos vermelhos sinistros. Se você o encarar por muito tempo, a criatura te ataca sem razão e te causa bastante dano.Mas se você olhar de volta, o ursinho estará normal novamente. Como se nada tivesse acontecido.

Half Life 2 – símbolos da iniciativa Dharma de Lost

Dizem que os criadores de Half Life, são superfãs de Lost e que por isso resolveram homenagear a série colocando diversos símbolos  da iniciativa Dharma espalhados pelas paredes d episódio “Our Mutual Friend”.

Super Mario 3D Land – um fantasma horrível 

No final do estágio 4 – 4, na área fora da mansão fantasma, ao lado do poste com a bandeira do fim da fase, caso o jogador permaneça cerca de 35 segundos sem sair do nível, próximo a uma parte da grade que mostra a floresta sombria, uma estranha assombração aparecerá, muito estranho!

Batman: Arkham Asylum – a surpresinha que todos gostariam de ter encontrado

Essa ficou tão escondida que ninguém conseguiu encontrar e a desenvolvedora teve que mostrar a todos a sala escondida de Batman: Arkham Asylum, que revelava nada menos que os planos para a sequência do game – Batman: Arkham City

Assassin’s Creed IV: Black Flag – ataque do polvo gigante

Menos assustador, mas bastante curioso, nesse easter egg, um polvo gigante pode ser encontrado embaixo d’água logo após o personagem ter embarcado em um barco. Através da janela  é possível assistir ao polvo gigante abatendo uma baleia.

Gears of War 3 – galinhas explosivas no dia de Ação de Graças 

Para desejar aos gamers um feliz dia de Ação de Graças, a equipe de desenvolvimento  de Gears of War 3 criou um evento chamado “Thanksgibbing” com armas incríveis que atiram galinhas explosivas. Um perigo!

Sonic CD – e toda uma geração traumatizada

No menu do game Sonic CD, selecionando o Sound Test, se o jogador inserisse os números 46, 12 e 25, a tela piscava e aparecia uma imagem bizarra com vários Sonics de rosto destorcido e assustador ao fundo e a seguinte frase em japonês, no meio da tela: “A diversão é infinita, com Sega Enterprises – Sinceramente, O Diabo” – quem faz esse tipo de coisa???

Half-Life 2 – o que os zumbis murmuram quando atacam Gordon Freemam?

Para descobrir, basta tocar o áudio ao contrário, você irá ouvir vozes e gritos de socorro vindo dos monstros como: “God, no God!/Deus, não Deus”, “Lord, help me!/Senhor, me ajude!” ou “Please, help God!/Por favor, socorro Deus!”

Assassin’s Creed: Brotherhood – opa, tem coisa estranha aqui

No meio do jogo, o protagonista ouve uma voz e, ao procurar por ela, acaba encontrando uma caixa de papelão bem semelhante a que Snake, de Metal Gear Solid, usa para se esconder, na cena a caixa brilha e chama bastante atenção por estar tão fora de contexto.

The Elder Scrolls V: Skyrim –  o machado perdido de um Minecrafter

O pessoal da Bethesda, responsável pela criação de Skyrin, adicionou um item para “trollar” o a galera do Minecraft – que se chama Markus “Notch”, eles acrescentaram no topo da montanha “Throat of the World,” uma arma no formato de picareta chamada “Notched Pickaxe.”

Grand Theft Auto V – avalanche!

Atire na bolota laranja gigante  em cima do “juice stand” e ela vai se soltar e rolar  montanha abaixo. Será que dá pra matar alguém assim? Poxa, seria muito legal!

BÔNUS – Yume Nikki e o real sentido de terror

Yume Nikki é um RPG lançado em 2003 que é pouco conhecido onde você atravessa os sonhos da personagem, porém… no capítulo 4 você chega a uma floresta e ao entrar em uma casa escondida entre as árvores, você encontra o quarto de uma garota, com uma menina no meio do aposento que inicialmente não faz nada, mas você deve apertar um botão para desligar as luzes. Você deve apagar e sair do quarto, voltar e repetir o processo várias vezes, então o rosto da personagem Uboa aparece no lugar da menina e tudo se distorce ao som de uma música pavorosa. A tela treme e não é possível sair de lá. Se você se aproximar de Uboa, será transportado para um local  (pasme) ainda mais bizarro onde tudo que você pode fazer é correr por uma planície enquanto uma forma horrenda observa você ao longe.

GENTE, sério: quem pensa nessas coisas?! Seja lá quem, for, obrigada a todos os envolvidos – nós adoramos easter eggs! Me esqueci de algum épico? Comenta aí! ;)

Fontes do artigo: Rock’nTech,  TechMundo e Game Blast 

Artigo original: Marketing & Games

Sobre o Autor

“Publicitária do interior do Rio de Janeiro, refugiada em São Paulo é apaixonada por games, cinema, séries, livros e demais nerdices. Já passou pelas desenvolvedoras e publicadoras de jogos Hoplon, Atrativa e Hive Digital Media onde atuou como Social Media e Community Manager.”

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*