Pianographique, diversão interativa para criar composições musicais na rede

Diversão para os interessados em música digital e experiências com sonoridades diversas, o Pianographique é uma das primeiras experimentações da rede envolvendo as possibilidades multimidiáticas da rede e o uso de padrões sonoros, com o objetivo de criar um ambiente de vivência artística e diversão a todas as idades - Por Kao Tokio

As possibilidades multimidiáticas oferecidas pelos sistemas digitais e pela rede estão presentes em inúmeras criações, desde os primeiros dias da internet e da computação em si. Basta considerar projetos como Tennis for Two, de William Higinbotham, idealizado em 1958, criado como um desafio para visitantes do museu Brookehaven, baseado no jogo de tênis, KinoArcade Machine, de Fernanda Neves Gomes, criado em 2006, que permite ao usuário, por meio de joysticks, reeditar filmes como O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein ou Jackson Pollock, website interativo, criado por Miltos Manetas, em 2003.

Hoje, o Play’n’Biz apresenta Pianographique, projeto francês criado originalmente em 1993, ainda em formato CD-Rom, que migrou para na rede em 1996. O projeto, de interface bastante intuitiva e agradável, trabalha com possibilidades combinatórias dos caracteres do teclado, criando uma colagem áudiovisual ainda hoje instigante e divertida.

Contemplado com o prêmio Milia D’Or, pela Brigham Young University em 1997, o Pianographique é uma demonstração do potencial ludo-educacional das ferramentas interativas proporcionadas pela computação, combinadas com formas de entretenimento dos recursos digitais. Ninguém saírá um pianista a partir da vivência com o projeto, mas é certo que o universo cognitivo dos jovens participantes passa por um processo de aprimoramento, o que pode se traduzir, no futuro, em um melhor resultado no aprendizado de musicalidade.

A codificação do projeto é de Jean Luc Lamarque, com design de Anne “Lili Coorjet” Chatenet e produção sonora de Frederich “Fredovitch” Bourdil.

Acesse o site e divirta-se com o Pianographique: Pianographique.net/jam/bxlaunch_uk.html.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*