Ebooks e Pesquisas de Games em português disponíveis para Download

Já existe uma farta literatura realizada por pesquisadores brasileiros sobre a cultura dos jogos e do entretenimento digital. O Play'n'Biz realizou nova compilação de 18 obras literárias e estudos para leitores e interessados - Por Kao Tokio

O Play’n’Biz realizou há cerca de um mês uma compilação de ebooks disponíveis na rede sobre Design de Games, para estudiosos e interessados no tema. O sucesso do assunto foi enorme e alguns dos leitores fizeram contato com o site solicitando mais pesquisas em língua portuguesa.

Para atender a esta demanda, fizemos um novo levantamento sobre o tema, desta vez apenas em português, com os trabalhos de pesquisadores nacionais e lusitanos.

Acesse os links abaixo e divulgue a notícia: conhecimento é para ser compartilhado!

A Poética Imaginária do Videogame

Mestrado de Flavia Gasi, Diretora Criativa do canal Fatality, que trata da simbiose entre homem e máquina, e as relações arquetípicas e mitológicas relacionadas aos games, a partir do pensamento de Bachelard, Mafesoli e Durand, entre outros.
http://www.academia.edu/3645708/A_Poetica_Imaginaria_do_Videogame_-_Flavia_Gasi

Agentes Verossímeis: uma investigação sobre a construção dos personagens autônomos nos videogames

Renata Correia Lima Ferreira Gomes defendeu esta tese de Doutorado, na qual descreve a narrativa dos games como simulação imersiva, que oferece um espaço virtual estrutura dramática para a interatividade por meio dos personagens digitais.
http://desdobramentos.files.wordpress.com/2009/05/rgomes_tese2008_menor3.pdf

Game Over: jogos eletrônicos e violência

Tese da doutora Lynn Rosalina Gama Alves, que analisa a influência dos jogos eletrônicos no cotidiano dos jogadores e suas possíveis implicações em um comportamentotido como “violento”.
http://www.lynn.pro.br/pdf/teseparte1.pdf

Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar

Dissertação de doutorado de Sérgio Nesteriuk Gallo, que parte do ideário de Johan Huizinga, que afirma que “é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve” (Huizinga; 2004); para tentar entender e refletir sobre o jogo como elemento da cultura e identificar as características formais do jogo em si.
http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp032117.pdf

Interfaces de usuário e jogos digitais: possibilidades de aprendizagem

Pesquisa de Félix Souza Neto, que busca identificar quais características devem compor a modelagem de interface de usuário de um jogo de modo a favorecer a mediação da aprendizagem escolar para conteúdos relacionados à História.
http://portais.fieb.org.br/portal_faculdades/images/portal/NRM/DissertacoesMCTI/dissertacao_20_final_felix_2019_04_11.pdf

Jogar, Jogo e Sociedade/Video jogos 2012 – Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos

Conferência realizada em Lisboa, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2012, organizada por Roger ‘GameCultura’ Tavares e Cátia Ferreira, com o objetivo de promover a investigação e a indústria de videojogos em Portugal. Neste documento, há trabalhos apresentados no evento em português e em inglês, todos diretamente relacionados ao tema.
http://doctorat2010.usv.ro/art_doctoranzi/124/V2012.pdf

Jogando phantasy star: trajetória compreensiva ao sentido de jogar videogame

Pesquisa de psicologia de Thiago de Paula Cruz, que parte do problema acerca do sentido de jogar videogame, buscando compreender essa dinâmica a partir da interação com o game Phantasy Star.
http://gazetadealgol.com.br/_media/fanworks/teorias/jogando_phantasy_star.pdf

O lúdico na sala de aula de língua portuguesa no fundamental II

Dissertação de mestrado de Andrea Volante Costa, que busca compreender os processos educativos que se utilizam de práticas de ludicidade para reforçar a assimilação de conceitos da disciplina.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082008-141909/publico/DissertacaoAndreaVolanteCosta.pdf

Desenvolvedores de Games atuantes no Brasil: uma abordagem estratégica

Trabalho de conclusão de mestrado de Luis Felipe Hupsel Vaz, que investiga as estratégias de negócios dos desenvolvedores de games em território nacional.
http://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/Luiz_Hupsel.pdf

Virando o jogo : uma analise de videogames através de um olhar discursivo critico

Estudo de Luiz Henrique Magnani, que analisa a possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica a partir da interação com jogos digitais, revisando a literatura mais geral sobre jogos, suas diferentes abordagens teóricas e traçando uma análise de videogames a partir de uma perspectiva discursiva. O download desse material solicita um cadastro gratuito.
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/zeus/auth.php?back=http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000442890&go=x&code=x&unit=x

Corpo joystick: cinema, videogames e estilo de vida ativo

Ensaio de Mateus David Finco e Alex Branco Fraga, que trata do processo de inserção do videogame na cultura contemporânea, enfatizando as mudanças na interação humano máquina produzidas pelas diferentes gerações de jogos eletrônicos.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/96768/000915485.pdf?sequence=1

Efeitos dos videojogos nas funções cognitivas da pessoa idosa

Mestrado da pesquisadora lusitana Ana Carla Seabra Torres Pires, que afirma que os participantes da condição de videojogos do estudo apresentaram uma diminuição na deterioração cognitiva.
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22139/2/Resumo%20tese%20mestrado.pdf

Videogame como linguagem audiovisual: compreensão e aplicação em um estudo de caso – super street fighter

Dissertação de Francisco Tupy Gomes Corrêa, que trata da linguagem dos games como fenômeno audiovisual.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-28012014-095535/publico/FranciscoTupy.pdf

Videogames e interfaces: representação e experiência

Mestrado realizado por Bruno Galiza Gama Lyra na Universidade Federal de Goiás, que observa elementos vinculados à interface computacional, especialmente dos games, que incidem sobre a experiência que se caracteriza pelo embate com seus elementos e a manipulação que se realiza a partir do que a própria conformação da interface disponibiliza.
http://culturavisual.fav.ufg.br/uploads/459/original_2010_Bruno_Galiza_Lyra.pdf

Wii Fit: um videogame do estilo de vida saudável

Stricto sensu de Mateus David Finco, sobre a influência do entretenimento eletrônico na área de Educação Física.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26737/000760063.pdf?…1

Games Independentes: Fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais

A dissertação de David de Oliveira Lemes, professor da PUC SP sobre o mercado indie brasileiro já é bastante conhecida, mas não custa fazer nova divulgação desse excelente estudo.
http://www.dolemes.org/material/Ebooks/Ebook_Games_Independentes_Dolemes.pdf

Doses Lúdicas – Breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento

Vicente Martin Mastrocola é também conhecido pela alcunha de Vince Vader e um grande pesquisador sobre o tema de jogos e do universo dos games.

http://www.academia.edu/4193862/Doses_Ludicas_-_Vicente_Martin

O museu de game como experiência gamificada

Sabrina Pereira Kumagai Carmona é famosa pela criação do blog Planeta Gamer e por algumas realizações na área, incluindo a coordenação do grupo de pesquisas CS:Games da PUC-SP. Este trabalho trata exatamente do tema do título, isto é, de buscar uma experiência gamificada na visitação a museus.
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15129

 

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

5 Comments on Ebooks e Pesquisas de Games em português disponíveis para Download

  1. Ótimo Post! Gostaria também de disponibilizar minha DIS, que trata das possibilidades de construção de conhecimento a partir dos jogos digitais.

    http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13266

    Abs!

  2. Leonardo M A Silva // 29/07/2014 em 04:42 // Responder

    Excelente iniciativa. Parabéns pelo empenho. Deixo aqui também o link da minha pesquisa acadêmica sobre Games, chama-se “Uma Aula no Video Game”.

    http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16404

    • Kao Tokio // 29/07/2014 em 05:03 // Responder

      Anotado!
      O link já vai integrar o próximo artigo sobre o tema.
      O Play’n’Biz agradece o contato.

  3. Rogério de Leon Pereira // 29/07/2014 em 11:28 // Responder

    Você pode incluir a minha dissertação de mestrado também: Uma contribuição para a rejogabilidade de software de entretenimento digital através de conceitos de artificial life

    http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=37152

    • Kao Tokio // 29/07/2014 em 15:44 // Responder

      Grato pelo compartilhamento da informação, amigo.
      Na próxima listagem de trabalhos, incluiremos ssua pesquisa.
      Continue acessando o Play’n’Biz e divulgue nossa produção editorial!
      Um abraço.
      =-D

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