Cursos Online de Games apresentam conteúdos medianos, duvidosos e arapucas – Por André Luiz Negrão

Multiplicam-se na rede os sites com oferecimento de cursos para aprendizado de Design de Games. O produtor de jogos André Luiz Silva Negrão mapeou as ofertas gratuitas e pagas na rede para descobrir o que vale a pena investir e como fugir das armadilhas online

Os cursos de games estão cada vez mais frequentes no Brasil, sejam as propostas de cursos livres, para tecnológos ou de nível universitário. Na rede, estas propostas se multiplicam de inúmeras formas e qualidades. O produtor de jogos André Luiz Silva Negrão, que recentemente deu dicas preciosas de empreendedorismo de jogos no Play’n’Biz, mapeou as ofertas de cursos gratuitos e pagos na rede para descobrir se vale a pena ao internauta investir seu tempo e dinheiro em tais projetos e também as arapucas que prometem curso de nível Bioshock mas entregam apenas o jogo do ET.

O artigo está dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada aos cursos gratuitos. Na próxima semana, o Play’n’Biz apresenta a relação dos cursos pagos e as opiniões do desenvolvedor.

Cursos Online Sobre Games e Ludicidade no Brasil

Introdução:
Ao conversar sobre criação de jogos, volta e meia me perguntam como eu fiz para aprender Game Design e Ludicidade, pedindo recomendações de livros, sites e, em muitos casos, cursos online. Sempre recomendo alguns bons livros que li e os sites que acompanho, mas nunca tive a oportunidade de recomendar cursos online, por desconhecê-los. Tentando reverter esse quadro, aceitei o desafio de procurar e avaliar vários cursos online brasileiros sobre Game Design, Desenvolvimento e Programação de Jogos Digitais e Ludicidade. Conheça abaixo quais cursos brasileiros eu descobri e como foi o meu contato com o material apresentado.

Cursos Grátis:

Iped
Oferece: 3D Game Studio, UDK – Unreal Engine 2.5 e Curso sobre Atividades Lúdicas.
Avaliação:
Neste site você pode fazer qualquer curso de graça, mas apenas um em cada seis, ou simplesmente comprar o curso. Uma vez adquirido, o curso dá direito a um certificado, mas você tem que pagar um valor de 40 reais para recebê-lo. Como só pude entrar em um curso de forma gratuita, escolhi o de Atividades Lúdicas. O curso é bem básico, sem se aprofundar muito em qualquer assunto. O conteúdo é para leigos, sendo apenas um apanhado de outros livros e estudos gerais da área. A avaliação é realizada com questões de múltipla escolha muito mal elaboradas. Outro problema é a duração do curso: dá para ler tudo em poucas horas, mas o curso exige que se fique logado ao menos 20h ao longo de 10 dias para conseguir terminá-lo.
Link: http://www.iped.com.br/

Learn Cafe
Oferece: Conhecendo a Área de Jogos Digitais – Games
Avaliação:
O curso é bem interativo. Possui artigos, slides e muitos vídeos. Para leigos é uma boa pedida, para entender por alto como funciona a indústria de jogos digitais e a história dos videogames. Infelizmente, o curso não se aprofunda em nenhuma área, sendo apenas uma visão geral de como funciona o meio dos Jogos Digitais. O curso dá direito a um certificado que pode ser impresso em casa.
Considerando que o curso é grátis, é um material que vale a pena conferir.
Link: https://learncafe.com/cursos/conhecendo-a-area-de-desenvolvimento-de-games

Cursos Online SP
Oferece: Curso Jogos Matemáticos na Educação Infantil
Avaliação:
O curso é apenas um arquivo em PDF. Leia o arquivo, responda a prova e solicite seu certificado, que é pago. Como eu já possuo conhecimento prévio no assunto, foi possível concluir o curso em 5 minutos apenas fazendo a prova.
Link: http://www.cursosonlinesp.com.br/item/Curso-Jogos-Matematicos-na-Educacao-Infantil-%7B47%7D-45-horas.html

TI24X7
Oferece: XNA – Desenvolvimento de Jogos
Avaliação:
Não consegui fazer o login do curso. Enviei um e-mail para o site informando o problema, mas após duas semanas de espera não obtive resposta.
Link: http://www.ti24x7.com.br/Portal/curso_descricao.aspx?Titulo=xna:_desenvolvimento_de_jogos

Game Design BR
Oferece: Mini Curso de Game Design
Avaliação:
Também não se trata de um curso propriamente dito, mas uma página da rede, que oferece alguns tópicos sobre Game Design. É bem parecido com um livro curto. O autor também propõe atividades que devem ser enviadas a ele para avaliação. Para quem estiver começando  a estudar Game Design pode ser uma boa pedida.
Link: http://www.gamedesign.com.br/apresentacao-mini-curso-de-game-design-introducao/

Abrindo o Jogo
Oferece: Desenvolvimento de Jogos em Java
Avaliação:
Também não se trata de um curso propriamente dito, mas um extenso tutorial com vários tópicos. O assunto é voltado para a programação e contem várias imagens do código, para auxiliar os estudantes.
Link: http://abrindoojogo.com.br/djj-index

Conclusão:
Entre os cursos grátis há algumas boas opções para os leigos, mas nada em que se possa aprofundar. Na próxima semana, serão apresentadas as avaliações dos cursos pagos disponibilizados na rede, com uma conclusão mais abrangente, que engloba o panorama geral dos cursos ofertados na rede.
Não perca!

Sobre o Autor

Negrao

André Luiz Silva Negrão – Profissional de desenvolvimento de jogos e pesquisador na área de games, criador do projeto “Duelo de Dados“.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

4 Comments on Cursos Online de Games apresentam conteúdos medianos, duvidosos e arapucas – Por André Luiz Negrão

  1. Joao silva // 23/08/2014 em 23:19 // Responder

    oi, gostaria de saber se voces tem informaçoes sobre o curso de games da MicroCamp, aqui vai o site!
    http://mctecnologia.com.br/cursos/curso-mc-games

    • Kao Tokio // 24/08/2014 em 14:31 // Responder

      Olá, Cícero.
      Obrigado por seu contato com o Play’n’Biz.
      Pessoalmente, desconheço o curso, mas uma iniciativa com 264h de duração, incluindo UDK e ZBrush parece bem interessante, se o valor for aceitável.
      De qualquer forma, levarei a informação ao André Luiz Negrão, autor do texto apresentado no site.
      Mantenha contato e continue acessando os conteúdos exclusivos do Play’n’Biz.
      Um abraço!

  2. Olá, pessoal. Obrigado pela menção ao meu curso Conhecendo a Área de Jogos Digitais. Que bom o curso ser interativo. A intenção era essa mesmo para sair da monotonia. De fato, o curso não tem como objetivo se aprofundar em nenhuma área, pois quer dar uma visão geral do setor mesmo, focando em leigos que não sabem nada da área. Para quem já atua, realmente agregará pouco. Até por isso ele se encontra de forma gratuita no nosso portal. Mas tenho visto bastante gente que não sabia nada do segmento e entendendo melhor as dificuldades, desafios da área por meio dele. Isso é positivo para nós termos nossa profissão mais valorizada. Ah, estamos precisando de sugestões de cursos mais focados em cada setor. Se tiverem, mandem um e-mail para nós que iremos pensar na formatação deles para 2015. Obrigado e continuem fazendo esse ótimo trabalho. 🙂

    • Kao Tokio // 02/12/2014 em 11:39 // Responder

      Agradecemos o contato com o Play’n’Biz, Fabiano.
      Longe de uma postura crítica ofensiva, o veículo pretende apenas elucidar ao público as oportunidades existentes na área e o nível de aprofundamento e comprometimento de cada plataforma.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. As arapucas também estão nos Cursos Pagos Online de Games no Brasil – Por André Luiz Silva Negrão | Play'n'Biz

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*