Acigames oferece stands gratuitamente a desenvolvedores no evento XMA de e-Sports

Evento de 04 dias voltado aos esportes eletrônicos, a XMA acertou parceria com a Acigames para oferecer 30 stands gratuitamente aos desenvolvedores nacionais interessados em exibir seus projetos no local e a realizar negócios no espaço reservado para business meeting - Por Kao Tokio

Nos dias 25 a 28 de setembro, realiza-se a segunda edição da X5 Mega Arena – XMA, evento voltado a esportes eletrônicos, que pretende conquistar um público superior aos 55 mil visitantes da edição 2013. A novidade do evento fica por conta da parceria realizada com a Acigames, Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil, para o oferecimento de 30 stands a desenvolvedores de jogos nacionais inteiramente grátis, segundo a associação.

O Play’n’Biz conversou com Moacyr Alves, presidente da Acigames, para saber quem pode pleitear vaga nos stands da entidade, tendo em vista a relação nem sempre amistosa entre a associação e determinada parcela de desenvolvedores independentes do país, ao longo dos últimos anos.

Moacyr Alves

Moacyr Alves

“A XMA surge para revolucionar o cenário brasileiro de esporte eletrônico, suprindo a demanda de grandes eventos e principalmente atendendo o imenso público apaixonado pelo e-Sport. O objetivo do evento é trazer constantemente as emocionantes partidas e seus ídolos para próximo do gigantesco público. Através dos Mega Palcos e a melhor equipe de organização e transmissão de games competitivos no Brasil”, disse o presidente, em resposta cheia de superlativos, ao informar como funciona o evento. Perguntado sobre a forma como se dará o oferecimento dos stands na área de 300m², o presidente foca, primeiro, nos associados diretos: “Daremos prioridade aos associados da Acigames e já temos 08 confirmados entre eles. Logo em seguida, vamos oferecer para as IGDAs, entre elas já temos confirmados São Paulo, Nordeste e empresas do sul”, explicou. “Ainda está sobrando bastante stand e já estamos estudando como podemos otimizar o espaço para caber ainda mais empresas”, disse, completando a informação com a proposta de realização de um espaço anexo para o meeting de empresas de games. “Assim sendo, quem quiser fechar um negócio não irá precisar ficar na área dos mostruários, e teremos também café e uma recepção totalmente financiados pela Acigames”, destacou.

Imagens de jogos a serem disputados na XMA 2014

Imagens de jogos a serem disputados na XMA 2014

A ideia de oferecimento do espaço surgiu de uma aproximação entre os dois negócios, como afirmou Moacyr: “Conhecemos o pessoal responsável pelo X5Ma em uma reunião e foi proposto uma parceria para o evento, o que aceitamos na hora. Em seguida, nossa primeira ideia foi de ter uma área para o desenvolvedor nacional, que por sinal precisa de apoio”, emendou.

Segundo defendeu, o espaço está aberto a quaisquer empresas de desenvolvimento de jogos, associadas ou não, mesmo entre profissionais claramente contrários às formas de atuação da associação. “A instituição oferece oportunidades como essa entre várias outras, já fechamos parceria para o mesmo modelo em outro evento, no Rio de Janeiro, e vamos utilizar o mesmo método. Muitas empresas e pessoas utilizam dessas vantagens, mas claro, é impossível agradar a todos, mas aqueles que estão conosco não reclamam das oportunidades que a associação oferece”.

Consultado, o CEO da Tlön Studios, Horacio Corral, afirmou não ter restrições em participar do evento, caso convidado pela associação, apesar de muitas críticas já proferidas sobre a gestão da entidade. “Meu problema não é com a Acigames, mas a falta de planejamento, transparência e compromisso com os objetivos publicamente declarados pelos porta-vozes da associação”, comentou. “O evento interessa mais pelo volume de pessoas do que pelo público-alvo. Seria interessante pelos contatos e para apresentar o produto, mas nada muito além disso”, finalizou.

Em contrapartida, Fel Barros, Game Designer e sócio da Ace Studios, empresa especialista em desenvolvimento de jogos analógicos, disse não ter críticas à instituição e acredita haver boas oportunidades em apresentar-se no evento: “O Roadmap da Ace Studios prevê expansão para o digital em no máximo 5 anos, então estreitar a relação com a Acigames é ótimo pra gente”, informou, em bate papo através da rede digital. “Por isso investimos forte em game design”, concluiu. “O que eu sei da Acigames (e acho muito legal) é que ela briga pra caramba pra fomentar a indústria de games”, comentou. “Não tenho absolutamente nada a falar negativamente deles”.

O advogado especialista em Direito Eletrônico e proprietário da XuTi Game Development, empresa de desenvolvimento e atividades com games, Bruno Drago, comentou que a associação está colhendo os frutos da relação controversa que teve com os desenvolvedores independentes em muitos episódios nos últimos anos, mas afirmou que não teria problemas em participar do evento expondo seus projetos. “Eu aceitaria porque é uma vitrine”, afirmou.

O Diretor Criativo da Swordtales, Alessandro Martenello, também concorda que a participação pode ser muito positiva, se a data for apropriada e os custos puderem ser relativizados pela equipe do estúdio. “Depende de que evento e que motivos políticos”, adiantou-se, mas, esclarecido, comentou que “se for um evento que considero bom, eu iria”.

Os interessados deverão manifestar-se rapidamente, porque parece haver um bom número de desenvolvedores já confirmados para o espaço reservado no evento. ” O critério de de seleção será por ordem de chegada, não será possível de outra forma, queremos dar chance a todas as empresas, mas claro temos o problema do espaço”, disse Moacyr, finalizando com uma declaração de apoio aos produtores nacionais: “A XMA, visa, ajudar os produtores nacionais em busca de um canal que possa trazer bons resultados a eles. Queremos ajudar a crescer o mercado brasileiro, e por isso, oferecemos essa ajuda a eles”.

O evento acontece de 25 a 28 de setembro de 2014, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, próximo ao metrô Jabaquara. Para mais informações sobre a possibilidade de participação no evento, basta entrar em contato com a Acigames, através do telefone [11] 3222-0125, ou enviar email para Acigames.com.br/#contato.

X5 Mega ArenaXMA: http://www.x5ma.com.br/
Acigames: http://www.acigames.com.br/

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*