Nova leva de Ebooks e Pesquisas sobre Games para ler e baixar

Fruto do grande interesse do público por materiais didáticos e pesquisas acadêmicas voltados à área de Games, o Play'n'Biz lança uma nova listagem com textos de vários autores nacionais - Por Kao Tokio

Em ocasiões recentes, o Play’n’Biz realizou duas compilações de livros e textos acadêmicos voltados ao Design de Games e a aspectos diversos, diretamente ligados à Cultura de Games no geral. Em ambos os casos, a receptividade de público foi além das expectativas do site, mostrando que há um campo latente de interessados nas várias facetas dessa área de atuação, que nem sempre sabe onde encontrar informação de qualidade para seu aprimoramento.
Outro dado igualmente surpreendente, foi o envio de muitos outros projetos de pesquisa, realizados por profissionais brasileiros, que encontram-se online e estão disponíveis para acesso e download, cuja motivação para o compartilhamento está na percepção de haver um canal catalisador de boas ideias e conteúdos voltados à compreensão desse fenômeno socioeducativo e cultural, a cada dia mais integrado ao nosso cotidiano, mas ainda objeto de dúvidas e eventuais controvérsias.

Fruto destes acontecimentos, apresentamos hoje uma terceira compilação de estudos e pesquisas nacionais sobre games, que podem ser baixados em formato PDF, para leitura posterior e armazenamento. Que outras obras apareçam! Boa leitura!

Matriz para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos nos jogos de empresas
Dissertação de Mestrado de Juliano Barbosa, um dos criadores de Oniria e profissional do mercado digital. O texto é voltado à área de Gestão de Negócios e pode interessar aos profissionais que buscam informações sobre análise do uso de tecnologias recentes de caráter pedagógico.
http://pt.scribd.com/doc/67119059/Matriz-para-a-analise-do-uso-de-tecnologias-recentes-que-potencializam-os-beneficios-pedagogicos-nos-jogos-de-empresas

Paradigm Shift: Uma aventura em busca do jogo
Jaderson de Souza mantém um consistente trabalho com o projeto Jogos pela Educação e finalizou este Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP em 2011, que trata dos jogos digitais como ferramentas de conhecimento e aprendizagem.
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13266

Jogos Eletrônicos em Realidade Cibrida Movel: a construção de comunidades mistas
Este paper é uma compilação dos Anais do Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia do II Gamepad, evento desenvolvido pela Feevale, de Rio Grande do Sul, em 2009, apresentando textos de vários profissionais.
http://www.academia.edu/1088477/Jogos_Eletronicos_em_Realidade_Cibrida_Movel_a_construcao_de_comunidades_mistas
https://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/28269.pdf

Artes e Jogos Digitais – Estética e Design da Experiência Lúdica
Trabalho de conclusão de Doutorado de Patrícia Golveia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova Lisboa.
http://www.academia.edu/5173527/Artes_e_Jogos_Digitais_Estetica_e_Design_da_Experiencia_Ludica

Linguagens Gráficas em Videogame: Nascimento, desenvolvimento e consolidação do videogame como expressão gráfica
Conclusão de Mestrado do Professor Alan Richard da Luz, que resultou no sensacional livro Vídeo Games – História, Linguagem e Expressão Gráfica“, à venda por um preço camarada, e de leitura extremamente recomendável!
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26032010-112606/publico/dissertacao.pdf

Uma Aula no Video Game
Mestrado de Leonardo M A Silva pela PUC-SP, que discute as mudanças sociais geradas pela introdução da linguagem de jogos digitais e seu potencial para a transformação do conhecimento.
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16404

Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos
O trabalho de Thais Weiller, do estúdio indie brasileiro JoyMasher, já foi amplamente divulgado na rede, mas é uma ótima pesquisa sobre o processo de design de games, que pode auxiliar grandemente aos interessados na área.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-105240/publico/ThaisArriasWeiller.pdf

PAR (Peço, Ajudo, Recebo): Um jogo colaborativo em mesa multi-toque para apoiar a interação social de usuários com autismo
O título do trabalho realizado por Greis Mireya Silva Calpa já entrega os objetivos da pesquisa, realizada através da PUC-RJ, em 2012. Instigante e bem elaborado, vale a leitura.
http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/pubs/alunos/dissertacao_GreisSilva_set12.pdf

Role Playing Game Eletrônico: uma tecnologia lúdica para aprender e ensinar Matemática
Pesquisa realizada em 2004 na Unesp de Rio Claro por Maurício Rosa, o trabalho elabora um pensamento sobre a construção e aplicação de um produto educativo que une o jogo e a informática voltada à Educação Matemática.
http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/dissetacoes/rosa_m_me_rcla.pdf

Video Game Design – Uma Análise da Estética Conceitual do Entretenimento Digital
Trabalho concluído em 2007 pelo Senac-SP, a pesquisa humildemente apresenta um panorama do pensamento de desenvolvedores e autores de obras ligadas ao Design de Games, com inúmeras citações e reflexões sobre a produção de jogos digitais.
http://playnbiz.com/wp-content/uploads/2014/07/Video_Game_Design_Monografia_Kao_Ok.pdf

Existe ainda outra fornada de pesquisa e produções realizadas e encaminhadas ao site, que será apresentada em breve. O Play’n’Biz agradece a todos os profissionais a autores que contribuíram encaminhando seus trabalhos e espera que esta nova compilação seja útil aos estudiosos do Design de Games.

Em tempo: caso tenha interesse, a primeira listagem de ebooks pode ser acessada através desse link e a segunda compilação de livros e pesquisas sobre jogos digitais está disponível neste outro link.

Imagem da Capa retirada do DeviantArt de Irishhips.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*