Desenvolvedor Independente bem sucedido avalia a receptividade de Indies e Mercado a novatos

Criador do game GearCrack Arena, Walter Machado, que iniciou sua trajetória de designer com o projeto, acredita na perseverança e no tempo, como aliados para um bom resultado - Por Kao Tokio

No final de 2013, o inquieto Cirurgião Dentista de Guarapari, em Espírito Santo, Walter Machado, apresentava sua mais nova empreitada: um game produzido de maneira independente e solitária, que lhe consumiu muitas noites, até dominar o software para desenvolver o trabalho. Sem nunca antes ter se aventurado a produzir qualquer trabalho digital ou de programação, Walter desenvolveu O GearCrack Arena, game de temática cyberpunk com músicas eletrônicas e artes criadas por ele mesmo.

O jogo foi refeito do zero algum tempo depois, para aproveitar outra tecnologia de programação, mais condizente com as possibilidades visuais e narrativas pretendidas pelo idealizador, que novamente aprendeu ‘na unha’ como programar uma engine profissional, a Unreal 4.

Sucesso de vendas, o game converteu o odontologista em desenvolvedor reconhecido no meio nacional. Hoje, Walter Machado narra, aqui no Play’n’Biz, em primeira pessoa, sua experiência e as intenções para o futuro.

Walter Machado

Walter Machado

A Experiência Indie – Walter Machado

“Acredito que eu tinha uns 10…11 anos de idade quando me interessei de verdade por um jogo. Shadowrun, de Mega Drive. Nem tanto pelo jogo em si, mas a ambientação cyberpunk e a trilha sonora me chamaram bastante atenção, o que me influenciou  a começar a fazer minhas primeiras experiências com áudio. Uns 17 anos depois, já Cirurgião Dentista, casado, com um filho pequeno e uma agenda bem embolada ainda reservo o pouco tempo livre para alguns pet-projects.

Já com faixas minhas na trilha sonora Shadowrun online (sucessor espiritual do meu jogo favorito da infância) que gravei no meu estúdio, resolvi fazer o joguinho que eu gostaria de ter jogado alguns anos atrás. Nunca curti MMO, ou jogos que te consomem muito tempo, pois eu curto outros pequenos projetos, como mexer no motor do carro, construir uma guitarra, consertar ou modificar alguma coisa em casa, tudo isso longe de um monitor de computador.

GearCrackQuanto aos jogos, eu particularmente curto Mini-games.

Sem nunca ter programado nada antes, levei 5 meses de tempo livre para fazer meu jogo completamente, código, arte e trilha. Talvez desse para eu fazer em 2 meses de dedicação integral. Com o jogo pronto mandei-o para o Desura e o Steam Greenlight. Tive a felicidade de ter o jogo na Steam no primeiro batch, no mês seguinte ao envio. Com um playtest pequendo, apenas no release pude observar que o grau de dificuldade do jogo o tornava proibitivo para a grande maioria dos usuários na steam. No update 1.1 o jogo ficou mais acessível, mas ainda limitante para a maioria dos usuários, não foi impedimento para o título chegar ao top20 dos mais vendidos na plataforma, na categoria casual, vendendo mais de 15mil cópias em pouco mais de uma hora (a critério de comparação, nos dois meses anteriores, somando bundles, o jogo não tinha chegado a 30mil cópias vendidas), e se manteve no top20 por uma semana.

Visual de teste com Unreal 4

Visual de teste com Unreal 4

Recentemente, coloquei o update 1.2, tornando-o, até onde sei, bugfree. O jogo se pagou em todos os aspectos e ainda vende proporcionalmente bem. Conheci uma comunidade de desenvolvedores formadas por pessoas extremamente interessantes e corajosas, que se aventuram em projetos cada vez mais ambiciosos. Não encontrei o mercado super-hostil que tanto falavam… encontrei só a mesma hostilidade e competitividade que esperaria em qualquer campo profissional.

Quanto aos próximos jogos?

Eu estou com o foco principal em alguns outros projetos, como o álbum novo de música eletrônica e a modificação de algumas coisas na minha clínica. Há um jogo bem mais ambicioso em construção e eu trabalho nele quando um dos outros projetos começa a ficar menos divertido, então posso curtir integralmente todos os momentos”.

O jogo está disponível para aquisição ao valor camaradíssimo de R$ 2,19 na loja da Steam e as composições musicais criadas pelo dentista/artista estão acessíves no soundcloud, neste link: http://goo.gl/xNrvab

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*