Sites oferecem temas musicais gratuitos para games em formatos livres ou sistema Creative Commons

Embora venha crescendo a oferta de bons profissionais de sound design no Brasil e no mundo, voltados especificamente para a produção de músicas para jogos digitais, alguns serviços e páginas na rede ainda disponibilizam recursos gratuitos que podem ser utilizados em projetos despretensiosos - Por Kao Tokio

A criação de games passou por significativas mudanças na última década, saindo de um cenário extremamente inóspito para um campo fértil de produção e mercado emergente, que já conta com grandes projetos, a exemplo de Toren, da empresa gaúcha Swordtales, e Cangaço, do estúdio piauiense Sertão Games. Entre os elementos que compõem estes trabalhos, destaca-se a produção de áudio, com a rica criação de temas musicais memoráveis, como é o caso de Halo, Shadow of Colossus ou Braid, e o sound design que ambienta a exploração e narrativa dos jogos.

Slide da palestra de PXLDJ

Slide da palestra de PXLDJ

Em recente palestra apresentada no Unite 2014, Thiago Adamo, mais conhecido no meio artístico como PXLDJ e especialista em música para jogos digitais, resgatou observação de George Lucas, que propunha que o áudio e música dos filmes são responsáveis por 50% do entretenimento no cinema. Se assim o é com uma linguagem menos interativa, como desprezar o potencial do recurso para o processo imersivo dos jogos digitais, perguntou o palestrante.

Embora venha crescendo a oferta de bons profissionais de sound design do Brasil e no mundo, voltados especificamente para a produção de músicas para jogos digitais, nem sempre é possível às produções de caráter mais artesanal dispor de tempo e valores para a contratação de um profissional qualificado. Com o intento de oferecer alternativas a estas necessidades, alguns  serviços e páginas na rede passaram a disponibilizar recursos gratuitos que podem ser utilizados em projetos despretensiosos ou criações rápidas que se permitam abrir mão de um trabalho exclusivo.

Abaixo, segue uma pequena listagem de sites que hospedam arquivos de áudio para tais produções. Vale ressaltar, são trabalhos produzidos de forma genérica e, talvez por esse motivo, incapazes de traduzir o brilhantismo de criações que muito teriam a ganhar com a presença de um profissional especialista, mas que podem eventualmente socorrer durante a realização de uma Jam ou aquele  projeto caseiro.

FreePD.com – Public Domain Music
Site que oferece mais de 500 arquivos de áudio gratuitos e conta com acervo completo de músicas por apenas US$ 14.
http://freepd.com/

Game Assets
Subgrupo da rede de compartilhamento de links Reddit, no qual artistas e músicos disponibilizam suas produções.
http://www.reddit.com/r/gameassets

Open Music Archieve Org
Projeto colabortivo dos artistas Eileen Simpson e Ben White para digitalização e distribuição de músicas que já se tornaram produtos de domínio público.
http://openmusicarchive.org/

ccMixter
Espaço com enorme acervo de músicas para serem utilizadas sob licenças e Creative Commons.
http://ccmixter.org/

Sound Image
Outro projeto de oferecimento de composições musicais sob licença Creative Commons. Muitos dos arquivos são voltados para projetos de games.
http://soundimage.org/

Uma pesquisa detida na rede permitirá acessar outras fontes de recursos de boa qualidade para jogos digitais e talvez até aquele artista disposto a produzir um grande trabalho em condições que, a princípio, o desenvolvedor não julgaria encontrar. Portanto, mãos à obra.

Este artigo foi produzido a partir de conteúdo original do blog Flowlab.io

Imagem da capa: reprodução do álbum “Greatest Video Game Music”, da London Philarmonic Orchestra

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*