Bitstagram: Aplicativo da Webcore transforma suas imagens em homenagens aos games do passado

Simples e divertido, o Bitstagram converte imagens com 16 filtros que simulam o visual oferecido pelo hardware dos consoles antigos, do VCS 2600 ao Mega Drive. O programa é gratuito e está disponível para Android e iOS - Por Kao Tokio

O saudosismo dos games de 8 bits, pixel artes e sprites de personagens antigos é fato crescente na cultura atual. Prova disso são os frequentes lançamentos de games que retomam a estética dos 8 e 16 bits e ‘revivals‘ como o movimento Neo-Retrô, assunto já abordado no site GameCultura e também no Play’n’Biz. Bitstagram Escolha o ConsoleComprovando a força dessa estética, a Webcore lançou, em novembro último, o singelo mas criativo aplicativo Bitstagram, que se apropria da ideia de filtros do famoso programa de compartilhamento de imagens e oferece a possibilidade de reproduzir suas fotos, agora com efeitos típicos de artes dos consoles do passado, dos dois bits (Pong) aos 16 bits, como Mega Drive e Super NES.

“O Bitstagram é uma homenagem à história dos games”, afirmou Fernando Chamis, CEO da Webcore Games, estúdio que atua em São Paulo desde 1999, voltado à produção de jogos digitais divertidos e inovadores ao crescente mercado brasileiro e internacional. “Queremos que as pessoas mudem suas fotos de perfil para uma foto 8 bits”, comentou, demonstrando a simplicidade com que a conversão pode ser feita, a partir da escolha da imagem, do filtro e o posterior compartilhamento do resultado.

Criador e criatura: Rafael Nascimento com os filtros de Bitstagram

Criador e criatura: Rafael Nascimento com os filtros de Bitstagram

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas oficiais da Apple e Google (ainda não há previsão para outros sistemas). A empresa informa que o projeto, que surgiu de de uma ideia do designer Rafael Nascimento, também profissional do estúdio paulistano, não foi concebido para comercialização, tendo sido criado apenas como uma diversão para os saudosistas dos retrogames.

A brincadeira ganhou o coração e o entusiasmo do público e já é possível encontrar dezenas de imagens postadas no canal criado para o aplicativo no Instagram, serviço que serviu de base para a ideia. As artes dos aficionados por pixels podem ser vistas no endereço http://instagram.com/getbitstagram.

Imagens do App Bitstagram no site Instagram

Imagens do App Bitstagram no site Instagram

Página do Aplicativo: http://www.webcoregames.com.br/case/bitstagram
iOS: https://itunes.apple.com/app/bitstagram/id929740846?ls=1&mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.br.com.webcoregames.bitstagram

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*