Intel e Unity lançam competição de games para divulgar suporte a chipsets Android x86

Engine da Unity passa a oferecer suporte a plataformas Android x86 com apoio da Intel para o desenvolvimento de games e aplicações multimídia. Parceria entre as empresas acaba de lançar concurso para a realização de games com suporte às tecnologias baseadas em ARM e x86 - Por Kao Tokio

O sistema Android tem se tornado a cada dia mais presente no cotidiano tecnológico das pessoas, especialmente em razão de seu uso em mobiles e smartphones. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a plataforma vem ampliando sua área de ação já há alguns anos, com o lançamento do Android-x86, versão que pode ser executada em notebooks e computadores compatíveis. Agora, a Unity traz em suas versões mais recentes a possibilidade de criar games produzindo  bibliotecas para as tecnologias ARM e x86 e acaba de lançar um concurso para o desenvolvimento de games com o novo recurso.

Intel UnityPara quem não sabe, os ARM são os processadores largamente utilizados na produção dos aparelhos móveis, ao contrário da tecnologia dos desktops e notebooks, que utilizam maciçamente os processadores de 32 bits, baseados na tecnologia x86. Por este motivo, produções criadas para os dispositivos móveis não rodavam nos demais aparelhos, que exigiam a recompilação dos dados para funcionar. Com a novidade das versões mais recentes da ferramenta Unity (mais exatamente os releases 4.6 e 5), a criação de games e recursos multimídia com o sistema realiza de uma vez só dois pacotes de bibliotecas, um para os sistemas baseados em ARM e outro para os dispositivos com tecnologia x86.
Na página Developer Zone da Intel, a empresa informa que grandes empresas como Sega e Square Enix têm aprovado o novo recurso, com a aplicação do sistema em games como Sonic Dash e Hitman GO. “Os desenvolvedores alcançaram um tempo até 31,2% mais veloz no carregamento do jogo ao gameplay, apenas permitindo o suporte nativo da Unity ao x86”, indica o texto no site.

Para divulgar a novidade, Unity e Intel estão lançando uma competição para jogos com suporte ao recurso, com prêmios como licenças de Unity 5, 50 tablets e 30 SSDs. Após a criação do game com suporte x86, o desenvolvedor deverá publicá-lo na loja online Google Play com a frase “Otimizado para dispositivos móveis Intel x86” na descrição do app, e preencher o formulário para entrar no sorteio. Para outras informações, o interessado poderá acessar a página http://info.unity3d.com/2014-12Intelx86Sweepstakes.html.

Os detalhes para a geração do APK (isto é, do Android Package) com suporte a x86 e ARM estão disponíveis também na página Developer Zone, da Intel.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*