Seis livros fundamentais para iniciar ou se aprimorar em Game Design

Vários profissionais do desenvolvimento de games têm dedicado parte de seu trabalho a ensinar de forma didática e instigante os princípios básicos do Game Design. Entre a farta literatura hoje dedicada ao tema, algumas obra são de crucial interesse e fundamentais para o entendimento dessa produção - Por Kao Tokio

A produção de games no Brasil tem se tornado mais densa e rica nos últimos anos, a partir de projetos de jovens que decidiram colocar as mãos na massa e levar adiante suas ideias. No entanto, entre os conteúdos necessários para a elaboração de produções inovadoras e sólidas, é fundamental que nossos designers e criadores detenham conhecimentos em muitos campos de atuação do mercado, informação às vezes presente somente na expertise de outros profissionais que acabam por dedicar-se a também levar suas experiências a conhecimento do público, por meio de publicações que expressam os fundamentos e sutilezas de seus históricos profissionais. Alguns destes projetos editoriais se mostram hoje imprescindíveis para entender o meio produtivo e aprimorar técnicas e projetos. Para auxiliar aos desenvolvedores nacionais e aqueles desejosos de ingressar na área com bons conhecimentos, o Play’n’Biz destacou seis obras que abordam diferentes aspectos da produção de jogos digitais, ainda que complementares entre si. São textos que se dedicam a explicar de forma didática e informativa elementos cruciais para o bom desenvolvimento do trabalho.

the-art-of-game-designThe Art of Game Design: A book of lenses
O livro apresenta conceitos e fundamentos de desenvolvimento de games que vão do básico ao avançado. Escrito em 2008 por Jesse Schell, professor de Tecnologia do Entretenimento no Entertainment Technology Center (ETC) da Universidade de Carnegie Mellon University, o livro mostra que os mesmos princípios básicos de psicologia que trabalham para jogos de tabuleiro, jogos de cartas e jogos atléticos também são também válidos para os jogos digitais. As ‘lentes’ a que se refere o título são 100 questões gerais que dão novas perspectivas ao desenvolvedor de jogos.

Game Design SecretsGame Design Secrets
Obra de 2012, de Wagner James Wu, designer e escritor para games, responsável pelo roteiro do MMO City of Eternals, o livro apresenta informações úteis sobre o design de games para plataformas como Facebook e iOS. O escritor define, já no início que, mais do que ensinar a produzir games, seu objetivo é fazer com que o desenvolvedor considere as alternativas de viabilidade econômica do projeto e seu efetivo retorno financeiro. “Para continuar a fazer jogos e para continuar a ter a liberdade de fazê-los da maneira que quiser… bem, você precisa fazer uma quantidade razoável de dinheiro, também. É para isso que esse livro foi feito”, diz a introdução.

Game Design – Theory and PracticeGame Design – Theory and Practice
O livro é uma das obras essenciais para o design de games, ainda que não seja um título recente, considerando que o trabalho foi escrito em 2004. No entanto, muitas de suas bases permanecem atuais e o livro explora informações importantes sobre o que buscam os jogadores, os elementos fundamentais de Gameplay, Storytelling, Level Design e GDD, entre outros, além de apresentar capítulos com análises de jogos como The Sims, Centipede e GTA. Richard Rouse III trabalhou com design de games para as principais plataformas, de PC a Dreamcast e XBox, entre outros e escreveu sobre games para diversos veículos online.

Awsome Game Creation - No Programming RequiredAwesome Game Creation: No Programming Required
Livro de 2008, de Jason Darby, diretor de games e aplicativos da empresa Castle Software Ltd, o texto abre diálogo com o público interessado em desenvolver games mas que não possui conhecimento de programação, um dos maiores entraves para os criativos candidatos a esse mercado. Ao longo dos capítulos, além de informações sobre elementos do design de games como criação de arte, sound design e interface para controles de games, o autor introduz princípios básicos de programas como Game Maker, Games Factory e FPS Creator, todos voltados a oferecer a oportunidade de criar jogos sem programação.

Beginning Game Level DesignBeginning Game Level Design
Projeto idealizado com caráter mais técnico, o livro dos autores John Feil e Marc Scatergood, de 2005, aborda questões como a arquitetura para games, iluminação e  efeitos atmosféricos, roteiro, encontros aleatórios e polimento, aspectos às vezes somente tangenciados no trabalho de outros escritores. O último capítulo faz um levantamento bastante específico dos gêneros de games e suas características e o livro finaliza com alguns apêndices, como um glossário final, questões mais comuns à produção e a apresentação de livros, revistas, sites e eventos sobre games.


Game Design WorkshopGame Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games
Trabalho publicado em 2008, escrito por Tracy Fullerton, designer norte-americana de games e Chair na área de Electronic Arts of Interactive Entertainment na Universidade do Sul da Califórnia. O livro oferece os princípios do design de games da mesma forma como outras obra aqui já apresentadas, mas difere seu viés ao apresentar o papel do designer de games, as diferenças estruturais entre os tipos de games, os elementos formais constituintes dos jogos, regras, aspectos da dramaticidade e formas de prototipagem, entre outros detalhes. Os últimos capítulos se voltam à indústria de games e dão informações importantes ao interessado para compreender esse mercado e encontrar caminhos para vender seus projetos e ideias aos potenciais clientes do meio produtor.

Obviamente, existem ainda inúmeras outras obras que abordam aspectos diversos da elaboração, produção e mercado de games, mas esta breve compilação tem o objetivo de apresentar trabalhos capazes de dialogar com os iniciantes na arte do desenvolvimento de games, destacando princípios estruturais, criação e viabilidade dos projetos. Em breve, nova compilação de livros que abordem outros segmentos e temas relacionados à criação de jogos digitais será apresentada.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

2 Comments on Seis livros fundamentais para iniciar ou se aprimorar em Game Design

  1. São todos em inglês? Quando eu entro em livrarias é quase impossível achar livros e materiais voltados a área de Game Design.

    • Kao Tokio // 01/02/2015 em 13:31 // Responder

      Olá, Thiago.
      Obrigado pelo contato com o Play’n’Biz.
      Estamos preparando um artigo apenas com livros em português, que estará em breve no site.
      Outros artigos já disponibilizados também apresentam várias pesquisas e ebooks em português. Confira.
      Um abraço!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*