Artista visual Vj Pixel cria obra interativa em homenagem aos Games em SP

Projeto concebido para unir novas e velhas tecnologias faz releiturta do clássico Pacman por meio de Realidade Aumentada como forema de reflexão sobre nossa relação com os jogos eletrônicos. A obra fica exposta até meados de fevereiro - Por Kao Tokio

O artista visual Vj Pixel inaugura nessa sexta, dia 16 de janeiro, a instalação interativa Pacman Motion, projeto que utiliza a tecnologia da Realidade Aumentada para oferecer diversão e interação ao público por meio da releitura do clássico jogo eletrônico dos anos 1980.

Vj Pixel

Vj Pixel

O projeto, que já esteve disponível para o público durante a Virada Cultural de 2013, evento do governo municipal de São Paulo realizado tradicionalmente no mês de maio, volta repaginado e propõe, além da interação, uma reflexão dos participantes em relação com os jogos eletrônicos. A realização é do memeLab, laboratório de mídias instáveis, que desenvolve projetos voltados às interações entre arte, tecnologia, ciência, natureza e sociedade.

Para Vj Pixel, o idealizador do projeto, o principal objetivo é despertar a consciência sobre o consumismo a partir do recorte da indústria dos jogos eletrônicos. Adicionalmente, o artista não esconde suas ponderações quanto a aceitação pública dos games como manifestações artístico-culturais: “Um dos questionamentos que o projeto, criado em 2009, propôs ao ser criado é chamar atenção para a discussão: videogames são uma forma de arte?”, explicou ao Play’n’Biz em um breve bate papo. “Com a aquisição de vários jogos de videogame pelo MoMA no final de 2012, talvez a questão tenha sido respondida, mas agora o projeto cumpre o papel de divulgar essa grande iniciativa|”, continua.

Pac Man Motion Logo“A instalação Pac-Man Motion faz parte do projeto New Old Games, do memeLab, que se iniciou com uma versão de Pong, criada em parceria com Tiago Pimentel, onde as pessoas podem controlar as raquetes com gestos. No novo projeto, o personagem é controlado pela visualização do movimento das mãos dos jogadores, e substituindo o fundo preto, os jogadores veem a si mesmo.”, afirma o Vj, enfatizando o trabalho do memeLab na produção de obras interativas que instiguem o desejo de aprimoramento pessoal por meio do lúdico. “Agora, adaptamos o bom e velho game para o público jogar com o seu corpo. Acreditamos na inteligência coletiva como um negócio, por isso investimos no uso e desenvolvimento de tecnologias livres para difundir e aprimorar nossos projetos”, relata, indicando que artes interativas podem envolver diversão sem deixarem de estimular a reflexão e o desenvolvimento cognitivo das pessoas.

A instalação, que tem abertura amanhã para o público no Sesc Pinheiros, em São Paulo, permanece no local até o dia 14 de fevereiro. “Quem passar por lá, pode tirar uma foto e enviar para nós com as tags #memelab  e #pacmanmotion  pelas redes sociais”, sugere o criador, buscando mais caminhos para a interação com o público.

Pac Man Motion Virada2

Pac Man Motion
Onde: Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05424-150
Telefone: (11) 3095-9400
Informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/49776_PACMAN+MOTION
Criação: memeLab

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*