Entidade cultural brasileira com mais de 100 anos vai homenagear profissionais de Games e Cultura Digital em noite de gala

Entidade criada em 1910 voltada às artes tradicionais como Pintura, Canto e Escultura, abre-se para a Cultura Digital e para os Games em noite de homenagens aos profissionais desse meio - Por Kao Tokio

A Abrasci, Academia Brasileira de Ciências, Artes, Literatura e História, entidade criada em 1910 e voltada à promoção das Artes e diversas ações culturais, realizará pela primeira vez em sua história uma noite em homenagem aos profissionais da área de entretenimento digital. A informação é de Moacyr Alves Junior, Diretor de Projetos da entidade desde setembro último e responsável pela movimentação interna da instituição para o reconhecimento desta produção cultural. “A Academia é uma entidade centenária e estava voltada para as artes mais tradicionais como a Pintura e a Escultura. A partir de minha entrada na Academia, pude levar esta área de cultura para ser homenageada”, explicou o diretor, que é também presidente da Acigames, “Embora houvesse alguma resistência inicial de pessoas mais ligadas às artes tradicionais, consegui convencer o professor Michel Chelala [Diretor Executivo da Academia] sobre a importância da área digital”, explicou o diretor, que encaminhou diversos nomes do meio para serem homenageados pela casa com o Diploma do Mérito Profissional, honraria concedida a personalidades de diversos campos das Artes e da Cultura.

Moacyr Alves, Diretor de Projetos

Moacyr Alves, Diretor de Projetos

Entre os nomes sugeridos a serem contemplados com a honraria, Moacyr listou personalidades como Théo Azevedo, Akira Suzuki, Gustavo e Fábio Santana, jornalistas de Games, Flavia Gasi, escritora e pesquisadora, Thiago Adamo e Nino Megadriver, compositores musicais ligados à linguagem, os professores Alan Carvalho e Álvaro Gabriele Rodrigues e representantes de empresas como Sony, Ubisoft e Warner, entre outros.

“É uma grande honraria”, afirma Moacyr Alves. “Os homenageados entram com o nome no livro do instituto junto a personalidades como FHC, Dilma e outras grandes personalidades nacionais”, comentou, referindo-se ao Instituto Biográfico do Brasil, editora cultural apoiada pela Abrasci, responsável pela publicação de obras voltadas ao reconhecimento de eventos de destaque na história nacional. “É mais um espaço que está sendo conquistado pelos games”, exalta.

abrasci-logoEmbora não estejam claras as efetivas contribuições da entidade para o mercado produtor de games e seus profissionais até o momento, a instituição tem vasto currículo em realizações voltadas à preservação da memória, a exemplo do tombamento e restauração da Casa de Marechal Deodoro, participação em mostras no Festival de Artes de Itu e Festival de Inverno de Campos do Jordão, e cerimônias e leituras de documentos históricos no Museu da Casa Brasileira, entre outras ações do gênero.

“A Academia não tinha uma visão para o digital, apenas para artes como pintura e escultura”, ressaltou Moacyr, explicando a importância dessa guinada da instituição para os meios da cultura digital e de games.
A outorga do Diploma Comemorativo ao Aniversário  da Cidade de São Paulo será entregue no próximo dia 22 de janeiro, às 20h, em cerimônia a ser realizada no Pestana São Paulo Hotel & Conference Center. A participação e homenagem devem ser confirmadas antecipadamente pelos indicados pela diretoria da associação, para as providências do jantar de gala a ser oferecido, que tem custo previsto de R$ 200 por participante.

 

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*