Pacote para Aprender: 15 Ebooks de Game Design para Download Gratuito

Muitos autores e sites começam a disponibilizar obras de desenvolvimento de games gratuitamente. É hora de aprender! - Por Kao Tokio

Se você é estudante ou iniciante no design de games, certamente já se deparou com um sério problema: os preços dos livros no Brasil. Normalmente importados, estes materiais apresentam, às vezes, custos proibitivos para quem deseja se especializar na área. Felizmente, alguns autores e sites têm disponibilizado suas produções gratuitamente aos interessados na rede, para compor um acervo mínimo sobre o assunto e melhorar as chances de aprendizado.

Segue uma breve lista de livros oferecidos em gratuidade na rede com linguagem e temáticas variadas, para ninguém ficar sem informação. Basta clicar e baixar. Legalmente!

Designing Arcade Computer Game Graphics
O livro, lançado originalmente em 2000, enfatiza o desenvolvimento de gráficos de qualidade para jogos 2D em estilo arcade.
Link: http://help.yoyogames.com/entries/26995007-Ari-Feldman-s-Book-on-Game-Graphics
Mobile Game Design

 Mobile Game Design
O livro aborda o design de games para dispositivos móveis, das mecânica de jogo às diferentes maneiras de comercializar e monetizar o jogo.
Link: http://www.indiegamepod.com/mobile-game-design-book.pdf

Beyond Fun: Serious Games and Media
Livro de 2008 sobre estratégias para a aplicação de jogos, simulações e experiências interativas em contextos de aprendizagem, com artigos de Ian Bogost, Marc Prensky e outros grandes autores.
Link: http://www.etc.cmu.edu/etcpress/files/BeyondFun-DrewDavidson-etal-web.pdf

Ludificador: Um Guia de Referências para o Game Designer Brasileiro
Como afirma o título, o livro não ensina programação, mas oferece ótimas reflexões para o processo de criação. A autoria é do Professor Vicente “Vince Vader” Mastrocola, mestre na ESPM.
Link: http://www.ludificador.com.br/

Designing Games – A Guide to Engineering Experiences
Princípios e práticas para a elaboração de games, como mecânica de jogos, elaboração de roteiros e dinâmicas de gameplay. De Tynan Sylvester.
Link: http://it-ebooks.info/book/1636/

Well Played 1.0: Video Games, Value and Meaning
Trabalho colaborativo de 22 autores, o livro busca auxiliar a alfabetização em jogos e um senso de valor na experiência imersiva do jogar.
Link: http://www.etc.cmu.edu/etcpress/files/WellPlayed1-DrewDavidson-etal-web.pdf

Enterprise Games – Using Game Mechanics to Build a Better Business
A obra de 2012 apresenta conteúdo que explica como a mecânica dos games mais populares para múltiplos jogadores oferecem práticas testadas para envolver os profissionais de sua empresa em atividades criativas e complexas.
Link: http://it-ebooks.info/book/943/

Python para Desenvolvedores
Livro em português de Luiz Eduardo Borges
Link: http://ark4n.files.wordpress.com/2010/01/python_para_desenvolvedores_2ed.pdf

Making Games with Python & Pygame
O livro apresenta a biblioteca Pygame com o código fonte para 11 jogos. O livro foi lançado em 2012.
Link: http://inventwithpython.com/makinggames.pdf

Tabletop: Analog Game Design
Jogos de mesa, cultura dos jogos e na intersecção de jogos com a aprendizagem, teatro e temas correlatos compõem o tema dessa obra, produzida em 2011.
Link: http://www.etc.cmu.edu/etcpress/files/Tabletop-CostikyanDavidson-etal-web.pdf

Transmedia Storytelling: Imagery, Shapes and Techniques
De caráter mais conceitual, o livro foca na criação e desenvolvimento de histórias neste novo e interativo ecossistema da transmídia.
Link: http://www.etc.cmu.edu/etcpress/files/TransmediaStorytelling-MaxGiovagnoli-web.pdf

Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada
Ampliando a área de interesses, o livro do Prefessor Romero Tori e seus parceiros traça um painel dos ambientes virtuais e interação com o digital.
Link: http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf

HTML5 Games Most Wanted – Build the Best HTML5 Games
O livro apresenta dicas de  programação, truques e técnicas de otimização ao lado de exemplos de código que você pode usar em seus próprios projetos, além de informações sobre JavaScript, WebGL e CSS3.
Link: http://it-ebooks.info/book/763/

Practical Android 4 Games Development
O título orienta os interessados no processo de concepção e desenvolvimento de aplicativos de jogos para smartphones e tablets, com o uso do SDK Android 4.0, que se funde a interface do usuário e APIs.
Link: http://it-ebooks.info/book/507/

The Essential Guide to Getting Started with UDK
Ebook gratuito com mais de 150 dicas e técnicas para a construção de ambientes em UDK, incluindo construção bsp, malhas, texturização, céus, neblina, iluminação, pós-processamento, paisagens e outras informações. O download exige cadastro gratuito no site.
Link: http://www.worldofleveldesign.com/store/free-guides/udk-essential-beginners-guide.php

Este artigo é uma atualização do material originalmente criado para o blog Gamestorming

Ebooks_PnB

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

1 Comentário on Pacote para Aprender: 15 Ebooks de Game Design para Download Gratuito

  1. ok

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