Cupcake, desenvolvedora de Porto Alegre, participa do programa de apoio do Facebook a startups com grandes resultados

De acordo com João Vítor de Souza, fundador e CEO da empresa gaúcha de games casuais, o programa de acelaração oferece mentorias e o acesso a diversos parceiros que auxiliam na produção dos trabalhos - Por Kao Tokio

A desenvolvedora Cupcake, estúdio de Porto Alegre (RS), vem produzindo games casuais de forma consistente e regular, aprimorando seus projetos e já vê os frutos de seu trabalho, com a participação no Start-Up Chile, evento realizado em Santiago no final de 2014, e agora, neste início de ano, com a seleção do game Letra de Ouro para o FbStart, programa do Facebook voltado a auxiliar o crescimento de aplicativos. Para entender o significado dessas conquistas, o Play’n’Biz conversou brevemente com João Vítor de Souza, fundador e CEO da empresa gaúcha, que explicou esta nova fase da empresa em solo chileno e as perspectivas para o futuro.

João Vítor Souza

João Vítor Souza

Play’n’Biz – Para quem não conhece, o que é o FbStart em linhas gerais e porque é importante participar desse processo?
João Vítor de Souza – O FbStart é um programa de aceleração do Facebook que tem como objetivo ajudar startups que estão desenvolvendo apps mobile que tenham integração com o Facebook. Até o momento já tiveram 2 chamadas de startups. Participamos das duas e fomos escolhidos na segunda.
Nosso jogo, Letra de Ouro, já está no Facebook há mais de um ano. Estamos com a versão mobile para Android publicada há alguns meses e continuamos trabalhando nela. Decidimos adicionar a integração com o Facebook na versão mobile também, assim o usuário que joga na web, pode continuar jogando no celular e/ou tablet sem perder o andamento do jogo, e vice-versa.

Letra de OuroP’n’B – Como foi a escolha das empresas participantes? Como foi a seleção da Cupcake?
JVS – A escolha das startups participantes do FbStart é algo muito fechado. O modelo de negócios da Cupcake é desenvolver jogos casuais focados no mercado latino americano. Sempre lançamos nossos jogos primeiro no Facebook e depois adaptamos para mobile. Acreditamos que esse contato com o Facebook e o modelo de negócios ajudaram na escolha da Cupcake.

P’n’B – O estúdio vem realizando alguns trabalhos com jogos digitais para o mercado. Tem havido melhora no cenário nacional para games?
JVS – O mercado latino americano de jogos é um mercado emergente e o Brasil representa uma grande fatia disso. A expectativa é que o número de usuários com smartphones e conectados com a internet aumente nos próximos anos. O contato dos jogadores latinos, especialmente os brasileiros, é algo muito bom e que nos orgulha muito.

Fases do Game

P’n’B – A Cupcake também esteve como única representante brasileira no Start Up Chile. Como foi a receptividade?
JVS – A escolha para o FbStart aconteceu em meio ao Start-Up Chile. Estamos participando desse processo de aceleração que começou em novembro de 2014 e vai até maio de 2015. A receptividade aqui foi excelente e estamos aproveitando a oportunidade de participar de um programa de aceleração em nível mundial.

P’n’B – Qual a maior contribuição de iniciativas como o FbStart para a produção nacional de games?
JVS – A principal contribuição do FbStart são as mentorias que eles fornecem e o acesso a diversos parceiros para ajudar no trabalho com o app. Isso tudo faz uma grande diferença no crescimento de um app. Estamos trabalhando em melhorias para o Letra de Ouro junto com a ajuda da equipe do Facebook e do Start-Up Chile. Atualizamos o jogo toda semana com melhorias e novidades. Todo mês também adicionamos mais fases para jogar.

O jogo Letra de Ouro, resumidamente um caça-palavras digital, foi desenvolvido em apenas 3 meses com uma equipe de cinco pessoas, e conta hoje com mais de 360 fases disponíveis. O game está disponível gratuitamente no Facebook, em https://apps.facebook.com/letradeouro, e pode ser baixado para sistemas Android, através da loja online Google Play.

Equipe do estúdio Cupcake

Equipe do estúdio Cupcake

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*