Steve Bristow: uma homenagem ao pioneiro dos consoles e arcades da Atari

Engenheiro que acompanhou o surgimento do bilionário mercado de jogos digitais faleceu nas últimas horas. Não foram divulgados detalhes de sua morte - Por Kao Tokio

Foi anunciada hoje a morte de Steve Bristow, um dos pioneiros profissionais do então insurgente mercado de jogos eletrônicos, na Atari, nos idos de 1977.

Steve bristow

Steve bristow

De início, eram as cabines de arcades, criadas a partir do surpreendente sucesso de Pong, desenvolvido por Nolan Bushnell em parceria com Allan Alcorn e Ted Dabney. Estruturada às pressas, a Atari desenvolveria inúmeros projetos de arcades mantendo sua dianteira no insurgente mercado, que começava a ver clones de Pong de diversos fabricantes por todo o mundo. Na linha de montagem, Steve Bristow comandava a produção de máquinas como Breakout, sucesso da Atari saído das mãos de ninguém menos que Steve Jobs. A mente por trás do conceito do jogo, no entanto, era Bristow, que galgou a hierarquia da empresa chegando à vice-presidência de engenharia da empresa.

Atari 2600 AdO engenheiro também foi um dos responsáveis pela produção do VCS 2600, console de games que revolucionaria o mercado de brinquedos, criando um novo conceito de entretenimento eletrônico, por meio dos inúmeros jogos cambiáveis por meio do sistema de cartucho. Ainda que o projeto original dos jogos em cartucho não pertença à empresa de Bushnell, a Atari deu as cartas nesse mercado, criando uma série de jogos e lançando sucessos comerciais como a adaptação de Space Invaders para os consoles, uma jogada que garantiu o destaque do console no mercado sobre concorrentes com mais capacidade de processamento como o Colecovision e Intellivision.

Ao brilhante engenheiro, nosso reconhecimento e homenagem.

Sobre Kao Tokio
Editor de conteúdo do site Play'n'Biz - Pesquisador de novas mídias e entretenimento digital como linguagem e expressão da cultura contemporânea

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



*